Celebrando os guarda-parques da Amazônia

Em homenagem ao Dia Mundial dos guarda-parques, celebramos os incríveis guardaparques que dedicam suas vidas a proteger a Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica desempenha um papel fundamental na regulação do clima global e abriga uma enorme diversidade de espécies. No entanto, a região enfrenta várias ameaças, incluindo o desmatamento, a extração ilegal de madeira e a caça ilegal. Os guarda-parques estão na vanguarda da conservação e proteção da imensa biodiversidade da Amazônia. Eles protegem regiões vastas e isoladas, monitoram a vida selvagem, se envolvem com as comunidades locais para promover a conscientização sobre a conservação e as práticas sustentáveis, além de fazer cumprir as leis ambientais.

Sua profunda paixão pela natureza e o compromisso inabalável com a conservação impulsionam seus esforços para preservar a Amazônia para as gerações futuras.

Guarda-parques do Parque Nacional Tingo María, na Amazônia peruana. Foto: Maria Fernanda Larrea, Banco Mundial

Junte-se a nós e destaque os extraordinários guarda-parques da região amazônica que estão trabalhando com projetos do ASL:

Explore o mapa interativo para conhecer os guardas florestais dos projetos nacionais do ASL. Clique nos números para saber mais sobre suas motivações, trabalho e dedicação à proteção da Amazônia.

As ameaças à Amazônia são complexas, diversas e sempre crescentes. Os guardaparques desempenham um papel essencial na conservação, atuando como facilitadores e promotores chave desses esforços, embora seu papel muitas vezes seja subestimado. Com frequência, são os únicos representantes do governo com os quais as comunidades locais têm contato e servem como defensores e executores das políticas governamentais na linha de frente. No Dia Mundial dos Guarda-parques e todos os dias, homenageamos suas contribuições e reafirmamos nosso compromisso de apoiar seu trabalho vital.

Guarda-parques trabalhando com o projeto Coração da Amazônia na Colômbia. Foto: Marcela Rodríguez, Projeto Coração da Amazônia

Sobre o ASL

Se quiser saber mais sobre o Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia, visite o  website   do Programa ou explore suas postagens nas mídias sociais: #AmazonSustainableLandscapes

O Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) é um Programa de Impacto financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e liderado pelo Banco Mundial, que reúne sete países - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname - com o objetivo de melhorar o gerenciamento integrado de paisagens e a conservação de ecossistemas em áreas específicas da região amazônica.


Esta história também está disponível em  inglês  e  espanhol .

Créditos

Esta história foi produzida pela equipe do programa Paisagens Sustentáveis ​​da Amazônia (ASL) e foi criada usando a ferramenta ArcGIS StoryMaps.

Vídeo de cabeçalho

SwissHumanity Stories, Pexels

Guarda-parques do Parque Nacional Tingo María, na Amazônia peruana. Foto: Maria Fernanda Larrea, Banco Mundial

Guarda-parques trabalhando com o projeto Coração da Amazônia na Colômbia. Foto: Marcela Rodríguez, Projeto Coração da Amazônia