Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET

Guia de Trilhas de Niterói

PESET

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA

A Lei Estadual nº 1.901 de 29 de novembro de 1991 criou o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), unidade de conservação (UC) de proteção integral, que atualmente possui uma área de 3.493 hectares dividida em: 

Essa unidade de conservação protege em sua maior parte áreas de Floresta Ombrófila Densa Submontana e contribui para alta diversidade da biota favorecendo a ocorrência de algumas espécies endêmicas, raras ou com risco de extinção, como o pau-brasil (Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis), a copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) e o jequitibá-branco (Cariniana legalis (Mart.) Kuntze). Encontram-se ainda outros tipos de vegetação características de ecossistemas associados, como restingas e manguezais, que podem ser apreciados na Trilha da Laguna de Itaipu.

A fauna local é diversa, sendo possível encontrar ao longo das trilhas mamíferos como a preá-do-mato (Cavia aperea) e a cuíca-d’água (Chironectes minimus). Entre os répteis, podem ser destacados o jacaréde-papo-amarelo (Caiman latirostris) e a jararaca-verde (Bothrops bilineatus); e entre os anfíbios é possível observar a rã-da-floresta (Haddadus binotatus) e a rã-das-pedras (Thoropa miliaris). O beijaflor-roxo (Hylocharis cyanus), o pato-do-mato (Cairina moschata) e o tiririzinho-domato (Hemitriccus orbitatus) são exemplos de espécies da avifauna local.

Entre as formas de relevo destacam-se as Serras da Tiririca, Grande e do Malheiro, os Morros do Cantagalo, do Jacaré e da Peça, entre outras áreas de maior altitude como o pico do Alto Mourão (Pedra do Elefante). Existem trilhas no interior do Parque onde o visitante pode desfrutar, ao chegar nos cumes, de paisagens panorâmicas da cidade. As respectivas trilhas são conhecidas pelos nomes: Trilha do Costão de Itacoatiara, Trilha da Pedra do Cantagalo, Trilha do Morro da Peça e Trilha da Pedra do Elefante.

O Parque protege importantes sistemas lagunares do município de Niterói e Maricá, denominados como Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga e Sistema Lagunar Maricá-Guarapina. A porção oeste, no setor Darcy Ribeiro, é marcada por uma expressiva disponibilidade de recursos hídricos, onde nascem os principais rios do município de Niterói: João Mendes, Arrozal, Jacaré, Córrego do Malheiro, Córrego Santo Antônio, Sapê, Muriqui e Pendotiba. A grande quantidade de rios e córregos da região é resultado da interação de diversas condicionantes ambientais, tais como relevo, clima, solo e cobertura vegetal.

Em relação aos atrativos naturais, a Trilha da Ilha da Mãe proporciona cenário estonteante para turistas e esportistas, como velejadores, canoístas e mergulhadores. O Parque oferece ainda opções variadas para as práticas esportivas de aventura, tais como: rapel, highline e escalada, na Trilha da Enseada do Bananal, onde o visitante pode acessar pontos de escalada conhecidos como vias da Triste Consuelo (VIIIc°) e da Aresta Troll Pai Troll Filho (VISup°).

Ao longo da Trilha do Costão de Itacoatiara é possível praticar boulder, pois o afloramento rochoso possui vias de graus variados, como: Luiz Arnaud (II°); Paredão Alan Marra (IV); Uma Mão Lava a Outra (IV/V°), do Tetinho (V°) e o Paredão Oswaldo Pereira, com 495 metros de escalada e graus variados (III° a VISup°) para apreciadores de “Big Walls”.

No que se refere às práticas de educação ambiental consolidadas no PESET, podem ser destacadas a Trilha do Córrego dos Colibris, a Trilha da Nascente Charles Darwin e a Trilha do Rio João Mendes, cujos acessos e sinalização favorecem tais ações. Já a Trilha do Monte das Orações é conhecida principalmente por seu uso religioso.

Trilhas Leves

Trilhas Leves - PESET

Trilhas Leves Superiores

Trilhas Leves Superiores - PESET

Trilhas Moderadas

Trilhas Moderadas - PESET


Prefeitura Municipal de Niterói - Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade

Parceria  SIGeo 

Sistema de Gestão da Geoinformação