Agenda

9h30 - Check In

10h00 - Abertura

Orador: Rui Sabino, CEO da Esri Portugal

10h20 - Technology for Creating an Earth Observatory

Orador: Guenter Doerfell, Esri Inc

10h45 - Serviços de imagem cloud-based, de uso intensivo e alta disponibilidade

Orador: Rodrigo Dourado, eBUPi Descrição: A identificação e registo de propriedade rústica, através do serviço de cadastro simplificado oferecido pelo Balcão Único do Prédio (BUPi) suporta-se, essencialmente, na observação de imagem aérea homologada, devidamente georreferenciada e ortorretificada. A observação de imagens históricas tem um papel muito importante, na correspondência da memória dos proprietários, durante o processo identificação o seu terreno sobre imagem aérea, quer pelo uso de solo que verificava à data, quer por alterações que deixaram marcas o território, como um incêndio ou a construção de uma nova infraestrutura. A possibilidade de visualizar estas camadas de imagem aérea em ambiente tridimensional, oferece ao utilizador uma nova perspetiva sobre o território, mais próxima do que o cidadão será capaz de reconhecer, constituindo-se uma preciosa ajuda na identificação e na confirmação da localização da sua propriedade.

11h10 - Coffee Break

11h40 - Technology for Imagery Analysis

Orador: Guenter Doerfell, Esri Inc

12h05 - GeoAI - Use Cases

Orador: Pedro Cruz, Esri Portugal

12h30 - Identificação automatizada de edifícios em imagens de alta resolução com recurso ao Deep Learning

Orador: Francisco Caldeira, INE Descrição: A Base Geográfica de Edifícios (BGE) é uma componente fundamental da Infraestrutura de Informação Geográfica (IIG) de suporte ao processo de produção estatística do INE, em particular, no atual contexto de transição do modelo censitário para um modelo mais eficiente com recurso a dados administrativos. É uma base pontual, constituída nos Censos2011 e atualizada nos Censos 2021. No período intercensitário, a BGE foi atualizada com informação proveniente de operações estatísticas às famílias e informação administrativa referente ao licenciamento municipal.Existem várias formas de gerar os polígonos dos edifícios a partir de dados de observação terrestre. Estas incluem a digitalização manual, utilizando ferramentas para desenhar os contornos de cada edifício. No entanto, trata-se de um processo moroso e intensivo em termos de recursos humanos. Neste trabalho descreve-se um fluxo de trabalho que permite extrair os polígonos de edifícios utilizado imagens de alta resolução de forma mais automática e eficiente.

14h30 - Technology for Creating a Reality Twin

Orador: Guenter Doerfell, Esri Inc

14h55 - Das imagens de alta resolução de drones à gestão de ativos

Orador: João Gachet Alves, Infraestruturas de Portugal Descrição: O caso prático da IP na implementação de um fluxo de atualização/tratamento de camadas de imagens provenientes de campanhas sistemáticas de levantamento com recurso a sua frota de drones. O objetivo é acrescentar valor á este acervo digital através de: a) disponibilização de informação de contexto de alta resolução em ambiente operacional por meio de serviços de imagens; b) automatização do processo de georreferenciação de ativos com recurso à Inteligência Artificial para efetuar deteção de objetos em imagens. 

15h20 - The value of integrating GIS and BIM

Orador: Edgar Gonçalves, Esri Portugal Descrição: A ligação entre os SIG com modelos BIM torna-se cada vez mais importante na atualidade, pois permitem ganhos de eficiência e uma melhor gestão nos processos de construção e no comissionamento de infraestruturas. O ArcGIS assume-se como uma plataforma de disseminação e análise, suportando o projecto e a construção de infgraestruturas. Esta apresentação focar-se-á  nas ferramentas ArcGIS, o ArcGIS GeoBIM e o ArcGIS Scene Viewer, assim como workflows de processamento de informação BIM para integração no ArcGIS, facultando uma convergência entre o BIM e o GIS.

15h45 - BIM / SIG na Autarquia de Lisboa

Oradores: Marco Morais; Paulo Gordinho e Tiago Gomes, Plano Geral de Drenagem de Lisboa/CM Lisboa Descrição: O Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) é uma estratégia inovadora para enfrentar os desafios das alterações climáticas e das frequentes inundações em Lisboa. Recentemente, a integração do BIM com o SIG tem sido significativamente aprimorada com a aplicação GeoBIM, que conecta o WebScene com a informação SIG e o visualizador do AccDocs com informação BIM. Esta integração permite visualizar dados geoespaciais e de construção de forma integrada, facilitando a comunicação e a tomada de decisões com base em informações atualizadas e precisas do Autodesk Construction Cloud. O ArcGIS GeoBIM oferece uma plataforma web intuitiva para explorar e colaborar em projetos BIM, utilizando dados de múltiplos sistemas num contexto geoespacial. Com o WebScene, os utilizadores podem interagir com camadas de dados e realizar análises espaciais detalhadas, obtendo uma visão integrada das infraestruturas urbanas. Esta integração marca um avanço significativo na gestão de infraestruturas urbanas, proporcionando uma visão holística e precisa, essencial para a resiliência e sustentabilidade da cidade de Lisboa.

16h10 -  Inovação com Propósito: A Estratégia de Integração BIM/SIG na EDP Geração

Oradores: Raquel Moura e Eduardo Câmara, EDP Geração Descrição: Estratégia da EDP Geração na integração das tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de Building Information Modeling (BIM) e a situação das integrações em curso, relevando a inovação inerente à integração do contexto espacial e tridimensional de ativos e a sua importância para a adequada gestão da informação, eficiência operacional  e tomada de decisão.

16h35 - Encerramento

Esri Portugal